Embora combinar perfeitamente uma comida e uma bebida seja muito relativo, já que cada paladar é diferente do outro, existem sabores de bebidas com e sem álcool que harmonizam perfeitamente com um prato de massas, como é o caso dos sucos de limão e de abacaxi com massas preparadas ao molho vermelho, pois aminizam a acidez do molho. Porém, existe uma opção de bebida que realça ainda mais o sabor das massas:

O vinho

As pessoas que apreciam massas, assim como um bom vinho, sabem o quanto essas duas coisas se completam. Embora não haja uma regra de qual seja a bebida mais recomendada para o acompanhamento, o vinho harmoniza com massas de uma forma espetacular, sem que um ofusque o sabor do outro ou que dê a impressão de que a comida e a bebida estão competindo entre si.

Mas para que a harmonização seja correta, tem alguns detalhes que devem ser considerados, como o tipo de vinho perfeito para determinado tipo de massa. Um prato feito com molho vermelho, por exemplo, costuma combinar mais com um vinho tinto, enquanto um prato feito com molho branco vai melhor com o vinho branco.

Pratos que levam molhos a base de tomate, como o molho ao sugo, o molho pomodoro e o molho napolitano, pedem um vinho tinto mais leve e aromático, que contém uma certa acidez, como é o caso do Merlot e da maioria dos rosés. Já no caso de massas feitas com molhos de carne, como o molho à bolonhesa, são indicados vinhos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon.

Para atingir a harmonia entre o vinho e massas que levam molhos a base de queijo ou molhos brancos, como o molho funghi e o molho romanesca, é indicado que elas sejam acompanhadas de vinhos brancos encorpados, como o Chardonnay. Já os molhos feitos de frutos do mar, pedem vinhos brancos mais leves, como o Sauvignon Blanc.

Para saber mais sobre massas e bebidas ideais para seu evento, conheça nossos cardápios de massas e nosso bar com e sem álcool. Para mais informações, entre em contato conosco e te ajudaremos a planejar uma festa inesquecível!