Para escolher os utensílios do seu evento, é importante escolher pelo menos o menu de bebidas antes, já que as taças e copos corretos fazem uma diferença enorme no sabor e na qualidade das bebidas. Pode parecer exagero, mas às vezes perdemos a chance de apreciar todo o potencial de um drink por bebê-lo no recipiente errado.

Confira nossas dicas de taças e copos corretos para as principais bebidas:

Taças para vinhos:

No geral, são muitas taças próprias para vinhos, escolhidas especificamente para acentuar as principais características de cada sabor. A principal divisão classifica três taças essenciais para apreciadores de um bom vinho: uma para tintos, que tem um formato arredondado, com bojo e boca mais largos; uma para vinho branco, que possui um bojo mais comprido e estreito, possibilitando que o líquido se espalhe de maneira uniforme por toda a língua; e uma para espumantes, que tem um bojo muito mais fino e longo que as anteriores, assim a bebida fica borbulhando por muito mais tempo.

Taças e copos para cervejas:

Exite uma infinidade de opções de cervejas disponíveis, portanto, é difícil classificar um copo padrão, embora o pokal, uma taça longa e com um leve estreitamento na borda, seja o que mais se aproxime disso. Para cervejas pilsen, é indicada a taça tulipa, pois seu formato ajuda a criar um colarinho cremoso. Já no caso das cervejas lager, é indicado o copo de mesmo nome, um modelo alto e cilíndrico, que auxilia na formação de espumas, mantém uma boa temperatura e retém o gás. E, para os apreciadores do chopp, não podemos nos esquecer da boa e velha caneca com alça.

Taças e copos para drinks:

A criação de novos drinks e coquetéis nunca acaba, portanto, listar todas as taças e copos ideais para cada receita levaria uma eternidade. Os principais e totalmente indispensáveis são: o copo Old Fashioned, muito utilizado para bebidas servidas com gelo, como caipirinha; o copo Long Drink, para bebidas que misturam doses alcoólicas com sucos ou refrigerantes; a taça Coquetel, que tem um formato de triângulo invertido e é ideal para bebidas como Martini e Cosmopolitan; e a taça Coupette, a famosa taça para Margarita, que é servida com sal nas bordas.

Taças e copos para outras bebidas:

Outros modelos muito populares são o On the Rocks, utilizado somente para servir whisky; o Shot, para bebidas que são tomadas em um único gole, como tequilas e cachaças; o copo de cachaça, que é como um mini copo americano; e o Ballon, uma pequena taça com corpo largo e boca mais estreita, utilizada para servir conhaque.

E para momentos em que não é possível obter as taças e copos corretos, existe uma taça curinga: a taça degustação. Seu formato segue o padrão ISO, tendo uma haste mais curta, boca mais estreita e corpo mais largo, além de menor capacidade, o que ajuda na retenção de aromas e sabores.